Cavaleiro do verde

Como se tornar um cavaleiro

Você consegue se tornar um Cavaleiro?

Este é um convite e um desafio para garotas e rapazes, jovens e velhinhos, alunos, pais, professores! Será que você tem tudo o que é preciso para ser um Cavaleiro? Não, não, meus caros, podem guardar estes seus elmos de volta na mochila. Espada?, Arco?, Armadura? Não, não é disso que estou falando!

O convite e o desafio são para que sejam Cavaleiros na essência da palavra; pessoas honradas, justas, leais e acima de tudo corajosas, pois o verdadeiro Cavaleiro é aquele que tem a coragem para escolher o caminho certo, ainda que haja outro mais fácil.

Como assim o que eu quero dizer com isso? É simples! Ora, vocês não diriam que é bastante fácil ofender seus colegas ou desrespeitar de várias formas pais e professores? Só em dois parágrafos de conversa eu já pensei em uns cinco jeitos diferentes de falar desse seu penteado, e aposto que você não deve ter ido com a cara de algumas das minhas vírgulas.

Quer coisa mais fácil que se juntar com um bando qualquer e sair batendo nos outros por aí também? Até eu, que sou só um monte de palavras, consigo fácil, fácil deixar bastante gente machucada.

E há ainda aqueles que escolhem um outro caminho muito fácil, chamado "omissão". Se vê um assalto, pra que perder tempo avisando a polícia? Ou algo mais simples: se vê alguém desrespeitando o assento preferencial no ônibus, ou jogando lixo no pátio, pra que se incomodar? Não é com você, afinal, certo? E é aí que a coragem do Cavaleiro se revela maior que a de todos os demais! Pois o Cavaleiro se levanta e toma atitudes, luta pelo que é correto e não permite que o que é errado tome conta de sua vida e da sua sociedade! Sei que vocês estão apenas iniciando sua jornada na Cavalaria, e por isso lhe dou algumas boas sugestões de como começar seu caminho:

Em casa, por exemplo, sempre há alguns Dragões formidáveis para se enfrentar - louça suja, cama bagunçada e a terrível roupa-de-baixo -, por que não dar uma mãozinha? Ou vocês, jovens Cavaleiros, podem por em prática a velha arte do respeito e da justiça: é muito mais nobre, afinal, ajudar quem não sabe como usar a Internet ou como jogar um jogo novo do que ficar tirando sarro.

Na escola há outras oportunidades fantásticas também! Ficar conversando no meio da aula não vai fazer a tal da Matemática entrar na sua cabeça (eu já tentei), mas fazer um esforço para prestar atenção e juntar bons colegas para estudar, sim. Aliás, a escola é um lugar tão cheio de pessoas que o primeiro impulso de qualquer um é se fechar num grupinho pequeno de amigos e achar todos os que são diferentes desagradáveis. Mas não vocês, meus caros. Como Cavaleiros, não só estarão sempre prontos a lidar com o que é diferente, como sempre incentivarão em seus amigos a tolerar as diferenças também!

E não pensem que estou falando aqui apenas com os mais jovens! Meu desafio também é para vocês, pais, mães, avós, tios... É bem verdade que vocês já tem um monte de desafios todos os dias cuidando do trabalho, administrando a casa, mas os jovens Cavaleiros precisam do exemplo daqueles que mais admiram para seguir seus caminhos. Se esforcem para ouvir e entender seus filhos, netos, sobrinhos, reservem uma parte do seu dia para lhes dar atenção. Não os subestimem, aprendam com eles tanto quanto os ensinam, ganhem sua admiração.

E vocês, professores? A HistoriArte é composta por vários membros, alguns deles educadores, que sabem exatamente o tipo de "pedras no sapato" que se encontra quando se está ensinando. Mas o professor também tem a oportunidade de se tornar um Cavaleiro quando tenta novamente, se esforça, respira fundo nos momentos em que é desafiado, até conquistar o respeito de todos os seus alunos.

Não será uma cerimônia o que os tornará Cavaleiros, meus caros. São suas atitudes, suas escolhas. Seguir sempre pelo caminho certo, ainda que não seja fácil. Mas eu sei muito bem que vocês, nobres Cavaleiros, não tem nenhum medo do que é difícil!

Aproveitando sua nova disposição em se tornar Cavaleiro, nós da HistoriArte, apresentamos uma fantástica Ordem, a dos Cavaleiros do Verde. Eles são bravos guerreiros dispostos a proteger a Terra e a Natureza, orientados pelos princípios da Cavalaria aliados a uma busca constante pelo conhecimento. Será que você tem o que é preciso para se tornar um deles? Seja você também um Cavaleiro do Verde!


Realização: Historiart

youtube contato@cavaleirodoverde.com.br | (11) 97335-3956
Bárbara Lotierzo, Yuri Cortez ou Tony Vaz